quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Oxyrhynchus


"De acordo com esses textos gnósticos, Jesus ensinou às pessoas que o mundo material era na verdade uma prisão criada por um deus do mal - muito parecido com o filme 'The Matrix', essencialmente".

No 'Primeiro Apocalipse' de James, Jesus descreve esta prisão a seu irmão . Ele revela que o mundo é guardado por figuras demoníacas chamadas arcontes, que estão bloqueando o caminho entre o mundo material e a vida após a morte. "O que James precisa saber para passar por eles quando morresse eram senhas - como códigos em um videogame"


- - -

Tradução de contato estelar:

Revelações Secretas de Jesus? Cópia de Ensinamentos Proibidos Encontrados no Egito

De Brandon Specktor | 4 de dezembro de 2017 09:36 ET


Revelações Secretas de Jesus? Cópia de Ensinamentos Proibidos Encontrados no Egito
Uma página da tradução copta do Primeiro Apocalipse de Tiago, do Museu Cóptico, no Cairo, Egito.
Crédito: Biblioteca Nag Hammadi / Universidade de Oxford

A mais antiga cópia conhecida de um texto que afirma ser o ensinamento de Jesus para seu irmão Tiago foi descoberta em um antigo lixão egípcio, espalhado entre pilhas de papiros do século V, antigos recibos de impostos e notas de venda de carroças e burros.

O manuscrito é uma edição rara em idioma grego de uma história apócrifa do Novo Testamento chamada O Primeiro Apocalipse de Tiago, que, até agora, pensava-se estar preservado apenas na língua copta (uma língua egípcia nativa evoluída dos hieróglifos), como declarado. O texto provavelmente foi escrito no quinto ou sexto século, disse Brent Landau, um professor de estudos religiosos da Universidade do Texas em Austin, que apresentou os resultados junto a Geoffrey Smith, um estudioso de estudos religiosos na UT Austin, na Society of Biblical. Encontro Anual de Literatura em Boston em novembro. Os resultados ainda não foram sujeitos a revisão.

A descoberta pertence a uma coleção de mais de 200.000 documentos em papiro, guardados na Universidade de Oxford, na Inglaterra, inicialmente retirados de uma pilha de lixo na cidade egípcia de Oxyrhynchus, no final do século XIX. Smith e Landau reuniram o documento a partir de seis diferentes fragmentos de papiro na coleção no início deste verão. Os dois estudavam os achados de Oxyrhynchus há mais de dois anos.

Um achado raro

O manuscrito é significativo por algumas razões, disse Landau.

Por um lado, ele disse, está escrito em grego.

"O grego foi a primeira língua em que os escritos cristãos originais foram compostos porque era uma espécie de linguagem universal do Império Romano naquela época", disse Landau à Live Science. "É extremamente raro encontrar {textos apócrifos} em grego - definitivamente era a língua original".

Isso significa que apesar desta não ser a primeira cópia do Primeiro Apocalipse de James encontrada, é provavelmente a mais antiga. A única outra versão conhecida do texto foi descoberta na biblioteca de Nag Hammadi - uma coleção de 13 livros gnósticos coptas encontrados no Egito em 1945. Escondidos em jarros, os livros de Nag Hammadi provavelmente foram escondidos por segurança algum momento depois de 367 dC, quando Atanásio O bispo de Alexandria definiu o cânon de 27 livros hoje conhecido como Novo Testamento. Todas as outras histórias, como as encontradas na coleção de Nag Hammadi, foram consideradas heréticas.

Considerando o status proibido do manuscrito, outro aspecto surpreendente é que parece ser uma edição de ensino.

"Quase todas as sílabas são divididas com esses pequenos pontos médios - pequenos pontos bem no meio da linha", disse Landau.

Os manuscritos da época eram frequentemente escritos em um roteiro fluido e contínuo. Ver sílabas tão claramente divididas assim sugere que o livro era uma ferramenta do professor produzida para ajudar os alunos a aprender a ler e escrever em grego.

"No momento em que este texto fosse usado na escola de alguém no quinto ou sexto século, este texto seria efetivamente banido", disse Landau. "Tão claramente, este instrutor, quem ele ou ela era, gostava muito do Primeiro Apocalipse de James."

Texto proibido

Textos gnósticos como O Primeiro Apocalipse de Tiago provavelmente foram banidos por causa do "entendimento diferente" de qual era a importância de Jesus, disse Landau.

"Eles entenderam Jesus muito mais em termos de revelação da sabedoria humana do que como messias", disse Landau. "De acordo com esses textos gnósticos , Jesus ensinou às pessoas que o mundo material era na verdade uma prisão criada por um deus do mal - muito parecido com o filme 'The Matrix', essencialmente".

No primeiro apocalipse de James, Jesus descreve esta prisão a seu irmão . Ele revela que o mundo é guardado por figuras demoníacas chamadas arcontes, que estão bloqueando o caminho entre o mundo material e a vida após a morte. "O que James precisa saber para passar por eles quando morresse eram senhas - como códigos em um videogame", disse Landau.

"Você pode ver como isso é muito contra-cultura".

Landau e Smith estão atualmente trabalhando para publicar suas descobertas em uma série chamada "Oxyrhynchus Papyri", um catálogo em andamento da descoberta Oxyrhynchus, publicado pela primeira vez há 120 anos.

Originalmente publicado na Live Science .

*

contato estelar