sexta-feira, 20 de abril de 2018

(primeira conversa) (1961)


(primeira conversa) (1961)

– Pode me ensinar alguma coisa a respeito do peiote, Dom Juan?

– Por que quer saber disso?

– Eu queria mesmo saber a respeito. Só querer saber não basta como motivo?

– Não! Tem que procurar em seu íntimo para saber por que um rapaz como você quer empreender essa tarefa de aprendizagem.

– Por que você aprendeu sobre isso, Dom Juan?

– Por que quer saber?

– Talvez tenhamos os mesmos motivos.

– Duvido. Sou índio. Não temos os mesmos caminhos.

– O único motivo que tenho é que desejo saber a respeito, só para aprender. Mas asseguro-lhe, Dom Juan, não tenho más intenções.

– Acredito em você. Já o fumeguei.

– O que?

– Não importa. Sei das suas intenções.

– Quer dizer que leu meus pensamentos?

– Quem sabe.

– Então quer me ensinar?

– Não!

– Por eu não ser índio?

– Não. Porque você não conhece seu íntimo. O importante é você saber exatamente por que quer envolver-se. Aprender a respeito do Mescalito é uma coisa muito séria. Se você fosse índio, só o seu desejo seria suficiente, (pois) muito poucos índios têm esse desejo."

***

contato estelar